segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dica de hidratação para o verão 2012

É muito comum hoje falarmos de hidratação natural. As frutas, como sempre, encabeçam a lista dos melhores alimentos para hidratar o corpo no verão, seja na praia ou em grandes cidades. O que está em evidência também são as bebidas isotônicas. São bebidas que, de certa forma, podem substituir as frutas, com proporção semelhante aos líquidos corporais, sendo facilmente absorvidas, promovendo uma rápida hidratação do organismo.

Mas nem sempre podemos substituir a hidratação natural com isotônicos. Pessoas com problemas de cálculos renais devem evitar a bebida, pois o sódio pode piorar a situação dos rins.



Uma boa alternativa para isso é a água de coco. Considerada um isotônico natural, a água de coco é rica em minerais como potássio e sódio. De fácil absorção, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração do exercício físico. Em exemplo claro, em uma hora de exercício físico interrupto, o corpo perde Juno como suor, água, sódio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga.

Além de reidratante, a água-de-coco possui bom valor nutritivo, contém boa quantidade de minerais, com aroma e sabor suaves. A água-de-coco não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago.

Sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.

Confira a tabela comparativa de isotônico e água de coco

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cirurgia nasal. Riscos, indicações e necessidades

A cirurgia nasal é uma das mais comuns no campo da otorrinolaringologia. É uma cirurgia que pode ser funcional- como problemas de respiração – ou estética, a mais comum das cirurgias nasais.  A cirurgia para reparação de problemas respiratórios é chamada de septoplastia, sendo a estética rinoplastia. Se realizada por ambos os motivos, é denominada Rinosseptoplastia.

Não é simplesmente ter a vontade de fazer a cirurgia e se encaminhar ao seu cirurgião de confiança. Existem fatos a serem considerados para quem quer se submeter ao procedimento. As expectativas do paciente junto ao resultado é algo que precisa ser discutido na consulta, afinal não dá para fazer qualquer nariz em qualquer pessoa. Cada caso é um caso diferente, e os resultados diferem de pessoa a pessoa.

Locais onde são feitas as intervenções cirúrgica nasal


Caso as expectativas sejam viáveis e a saúde não esteja comprometida (lembre-se que é uma cirurgia que requer cuidados como qualquer outra) a cirurgia poderá ser efetuada sem maiores complicações.  É uma das cirurgias mais delicadas pelo fato de ser aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente.

Nessa hora, o melhor a ser feito é acordar um equilíbrio estético, para que não seja modificada por completa a face da pessoa. O resultado busca trazer esse equilíbrio juntamente com a função respiratória (no caso da cirurgia apenas da forma estética). Esse equilíbrio deve ser observado pelo cirurgião, a fim de preservar a naturalidade do rosto do paciente.

Para o pré-operatório, o paciente deve informar sempre que apresentar uma gripe, indisposição ou alguma outra complicação por ocasião da data da cirurgia. Não tomar medicamentos por uma semana antes da cirurgia, salvo os que o cirurgião recomendar.

Para o dia da operação, é necessário um jejum de oito horas, e a internação de, no mínimo, uma hora antes da cirurgia. É dada uma anestesia, que depende do caso ela será local ou geral. A cirurgia demora em média entre uma e duas horas.

O pós operatório, retiramos esse texto do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:

Geralmente é deixado um curativo com micropore e gesso que ajuda a manter a forma do nariz operado, portanto não deve ser retirado sem consulta com seu médico, o que deve acontecer por volta do sétimo dia pós-operatório. Devem também  ser observados todos os cuidados de higiene recomendados.
O inchaço costuma ser intenso nos primeiros 2 a 3 dias, e manchas vermelhas ou arroxeadas podem se instalar ao redor dos olhos persistindo por uma a duas semanas. Após este período a melhora do edema costuma acontecer até o primeiro mês, após o qual haverá ainda um inchaço residual e discreto que poderá persistir por alguns meses, sem impedir que o(a) paciente exerça as suas atividades sociais cotidianas. É comum discreta dificuldade respiratória nasal nos primeiros dias, mas que cessa prontamente com a redução do edema. Os esforços físicos devem ser evitados neste período inicial, bem como a exposição ao sol.
 Mais ou menos entre o sexto mês e um ano e meio da cirurgia o nariz atinge o seu resultado definitivo quanto à forma e redução do edema residual (inchaço). Todas as suas dúvidas precisam ser esclarecidas e ambos, você e seu médico irão analisar o resultado final. Pode ser que, em alguns casos, haja uma discreta assimetria então pode ser sugerido um retoque cirúrgico ou algum tipo de procedimento estético complementar. O importante é procurar o melhor resultado possível dentro das limitações das técnicas e do processo natural de cicatrização.

Você tem alguma experiência sobre cirurgia nasal? Já fez alguma ou conhece quem a fez? Teve algo diferente dessas informações dadas? Compartilhe conosco suas experiências. 

A atriz Jennifer Aniston. Antes e depois da cirurgia.
Reparem que o queixo também precisou ser modificado

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gordura localizada, a vilã do espelho

Muitas pessoas, em especial as mulheres, querem se ver livres daquela gordurinha localizada na hora de olhar no espelho.  Porém, muitos se negam a fazer uma cirurgia de lipoaspiração, com medo dos riscos (ainda que mínimos feitos em uma boa clínica e cumprindo com rigidez as indicações do pré e pós operatórios). Mas atualmente, existe uma técnica que garante os mesmos resultados de uma forma não invasiva.

Através de um sistema de ultra-som, os aparelhos de Cavitação atuam sobre as células adiposas através de um fenômeno de formação de bolhas de ar que lhes provoca uma implosão permitindo a eliminação da gordura contida nessas células através do sistema linfático e urinário.

Os resultados são excelentes na medida em que a Cavitação elimina definitivamente as células adiposas. Além disso, os resultados são visíveis logo na primeira sessão.

Para se obter resultados totalmente satisfatórios devem ser realizadas entre seis a 10 sessões de tratamento. É claro que este número pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com a área a tratar.
Geralmente os tratamentos têm uma duração média de 45 minutos e devem ser realizados com um intervalo de cerca de três dias.

Para se manter os resultados conseguidos com o tratamento é sempre necessário ter alguns cuidados como uma boa alimentação, beber água e praticar exercício. Preferencialmente para manter os resultados deve-se ainda fazer uma manutenção com apenas três sessões de Cavitação ao longo do ano

Embora este seja um método completamente seguro, existem algumas situações em que o seu uso está contra indicado como no caso da aplicação em feridas, varizes, lábios, rosto, mucosas, seios e pescoço e zona cardíaca.

Esta técnica também está contra indicada em grávidas, pessoas com problemas dermatológicos, portadores de pace-maker e/ou próteses, doentes de cancro, diabetes, problemas de tiróide e hipertensão.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mamoplastia – A cirurgia de reparação das mamas

A mamoplastia é a campeã em cirurgias estéticas. Possibilita aumentar, reduzir ou elevar os seios realçando a beleza feminina e elevando a auto-estima. No Brasil, aproximadamente 70% das cirurgias plásticas são relacionadas às mamas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada vez mais mulheres optam em reduzir ou aumentar as mamas e o número de mulheres jovens cresce a cada ano.

Vamos saber um pouco mais sobre a mamoplastia.

Também conhecido como mastopexia, mastoplastia ou mamoplastia redutora, é um tipo de cirurgia indicada para melhorar a forma da mama e na prevenção de problemas na coluna, no caso de mulheres com mamas muito grandes e pesadas. Nessa caso, as mamas ficam desproporcionais com o corpo causando além dos problemas físicos, problemas de auto-estima das mulheres.

A cirurgia serve para melhorar o formato, harmonizando a aparência e elevando a auto-estima. Para essa cirurgia, é feita uma incisão em forma de “T”,”L” ou “I”, conforme o formato da mama, para a redução do tecido mamário, do excesso de pele e gordura, além do reposicionamento da auréola. A cirurgia demora de duas a cinco horas, com o tempo de internação de 24horas. A retirada dos pontos vai depender do tipo de incisão, que gira em torno de sete a dez dias. A cicratiz vai depender do estilo da incisão, porém elas geralmente são discretas, praticamente imperceptíveis.

Os cuidados pré-operatórios são de extrema importância. Quem for se submeter a cirurgia, deve além dos exames, evitar medicamentos a base de ácido acetilsalicílio, como AAS, Aspirina, Doril, não fumar e nem ingerir álcool por 15 dias, além dos cuidados indicados pelo cirurgião. No pós-operatório, a paciente deve evitar esforços físicos, exposição ao sol e utilizar as malhas cirúrgicas quando indicadas pelo cirurgião.

Fontes – Secretaria de Saúde / Turismo Cirúrgico Brasil