terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Plástica depois da redução de estômago requer paciência

Muita gente se submete à cirurgia de redução do estômago (bariátrica) com o sonho de ficar magras e belas. Essa medida é indicada para quem tem obesidade mórbida, afinal o sobrepeso pode diminuir até 20% a expectativa de vida, além de causar doenças nas pessoas que portam. O problema é que muitos não sabem que o resultado só vem em longo prazo. Além disso, tem outras cirurgias associadas, como a remoção do excesso de pele.

Essas cirurgias posteriores demoram a serem feitas. Geralmente de 12 a 18 meses após a redução do estômago e estabilização do peso do paciente.  O período entre uma intervenção e outra vai depender da evolução do paciente.  Não é possível realizar uma cirurgia plástica logo após a de redução de estômago, pois isso interfere na cicatrização adequada, que normalmente envolve grandes incisões. Além disso, a mudança constante do peso corporal dificulta a realização de uma plástica definitiva, com o risco de uma flacidez decorrente da perda de peso.

Alguns mitos rondam as cirurgias plásticas. Um deles é que a cirurgia não oferece riscos aos pacientes. Grande mentira, pois a plástica é uma cirurgia como outra qualquer. Entre os riscos, estão infecções, hematomas e complicações por conta da anestesia. Para correr o mínimo de risco nessa parte, a escolha de um cirurgião bom e experiente é fundamental.

Com esses cuidados, certamente sua cirurgia será segura e sua recuperação muito mais confortável.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aumento labial e suas características

A Bioplastia Labial melhora o preenchimento estético dos lábios, através das três técnicas: injeção, enxerto de gordura e retalhos locais. Esse procedimento às vezes é feito em conjunto com outros implantes faciais, Botox, peeling ou resurfacing a laser. A bioplastia labial também pode reduzir as finas linhas e rugas ao redor da boca.


Duração: De 15 minutos a 2 horas. A maioria dos procedimentos é feita em 1 hora ou menos.
Efeitos Colaterais: Na Bioplastia Labial as reações alérgicas podem variar de vermelhidão prolongada, inchaço, coceira ou endurecimento no local da injeção.
Recuperação: Retorno às atividades normais: normalmente em um dia. Se usada a técnica de enxerto, de 1 a 2 semanas.
Riscos: Possíveis complicações incluem sangramento, lábios superior e inferior desiguais, mudança de local do implante ou extrusão pela pele. A técnica do enxerto também pode deixar os lábios um pouco duros de 2 a 3 meses.
Resultados: Dependendo do material utilizado, pode durar de semanas e meses à permanente. Restylane pode durar de 9 a 12 semanas, enquanto alguns preenchedores injetáveis podem durar até 6 anos.
Técnica utilizada: O colágeno e a transferência da gordura do próprio paciente são normalmente utilizadas com injetáveis modernos, como Restylane. Entre a variedade de técnicas utilizadas para o aumento de lábios há o rejuvenescimento labial, um procedimento não-invasivo que enrijece o colágeno natural e o tecido elástico abaixo dos lábios; e o procedimento invasivo, aumento labial V-Y, que requer grandes incisões na parte interna dos lábios. Embora os lábios permaneçam inchados de 3 a 9 meses após a cirurgia, esse procedimento é considerado o mais durável.
Internação: Sem Internação
Anestesia: A Bioplastia Labial é geralmente realizada com anestesia local com sedação ou anestesia tópica.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Divulgadas diretrizes para troca de próteses suspeitas

Mulheres com histórico de câncer de mama receberão novas próteses, com ou sem rompimento. O restante, só em caso de rompimento

Portal  IG 

O Ministério da Saúde definiu na tarde desta quarta-feira (18) as diretrizes para acompanhar as pacientes portadoras de próteses suspeitas da marca PIP e Rofil.

As mulheres com histórico de câncer de mama e que são portadoras de próteses das duas marcas poderão substituí-las gratuitamente caso haja alguma alteração nos exames, mesmo que os implantes ainda não tenham rompido.

O comunicado do Ministério da Saúde, liberado após reunião entre a pasta, a Anvisa e a Agência Nacional de Saúde Suplementar, além das Sociedades Brasileiras de Mastologia e de Cirurgia Plástica, informa que todos os pacientes que possuem próteses mamárias – mulheres ou travestis – das marcas suspeitas de má qualidade e altos índices de rompimento devem procurar os serviços de saúde ou os médicos para uma avaliação.

A recomendação é a de que as pacientes com ou sem sintomas de ruptura sejam avaliadas por médicos do SUS ou de seus planos de saúde em exames físicos. Ultrassonografias e, se preciso, ressonâncias magnéticas também podem ser recomendadas para confirmação ou não de rompimento ou extravasamento do conteúdo da prótese. A necessidade de troca deve ser avaliada pelo médico.

As pacientes com ou sem sintomas, mas com alteração de exame físico, que tenham tido câncer de mama farão a troca das próteses gratuitamente. Nos outros casos, as trocas serão feitas somente caso os exames físicos e de imagem demonstrem a ruptura da prótese.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, havia anunciado na semana passada que o SUS e os planos de saúde arcariam com as cirurgias e as trocas das próteses de todas as pacientes que tivessem indicação médica nesses casos.

Na ocasião, Padilha disse que não queria submeter mulheres a “um risco cirúrgico à toa” e por isso as novas diretrizes para acompanhamento das portadoras de próteses adulteradas foram definidas. A decisão vale para quem colocou próteses com fins reparadores ou por motivos estéticos.

Acompanhamento

Na rede pública, todos os procedimentos de exames e cirurgias deverão ser feitos no serviço de referência onde a primeira cirurgia ocorreu. Quem estiver distante do médico ou desse estabelecimento poderá procurar um serviço de saúde mais próximo. Os planos de saúde, por sua vez, indicarão serviços referenciados às pacientes. As mulheres que não fizerem a troca do implante devem ser acompanhadas e reavaliadas após três meses.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça hábitos alimentares que ajudam a combater a celulite

ANNETTE SCHWARTSMAN para Folha Equilíbrio

Eliminar toxinas do organismo; melhorar as funções digestiva e intestinal; suprimir alimentos alergênicos; incluir na dieta nutrientes que estimulem a formação das fibras de colágeno e reduzir o estresse são condutas que ajudam a combater a celulite, diz nutricionista Flávia Morais, especialista em qualidade de alimentos e nutrição funcional.

Não existe dieta mágica, mas a especialista tem sugestões que, afirma, ajudam a melhorar a aparência dos furinhos.

Sua dica para diminuir as toxinas é a hidratação. "Devemos ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também são boas alternativas."

Reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos. Para isso, ela recomenda diminuir sal, enlatados, conservas, embutidos e industrializados.

E vale trocar o sal comum pelo light, usando mais os sabores de temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão, que têm antioxidantes.

Cafeína e álcool são outros itens que devem ser evitados, já que causam a constrição de pequenos vasos sanguíneos, favorecendo o inchaço.

Outra recomendação da especialista, claro, é zelar pela saúde do intestino.

Além da constipação (prisão de ventre), tratada com a ingestão de fibras, há a disbiose intestinal. Nesse transtorno, causado por uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios e anticoncepcionais, estresse e exposição a alimentos alergênicos, as bactérias da flora normal ficam em minoria, debilitando o organismo.

"Os primeiros passos para o tratamento são excluir alimentos alergênicos como trigo, leite, amendoim, soja, ovo, frutos do mar e milho, e usar suplementos de probióticos, fontes de bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal", explica.

Ela sugere a inclusão de frutas e legumes com bastante água na dieta, como abacaxi, melancia, cítricas, pepino e salsinha, que hidratam e desintoxicam.

Outro grupo de substâncias indicadas são as ricas em silício, mineral envolvido na produção de colágeno. Aveia, chá de cavalinha e água mineral são boas fontes.

"Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha, e usar a aveia em flocos em saladas de frutas", indica Morais.

O cardápio anticelulite segue com itens antioxidantes, como uva escura, azeite de oliva extravirgem, óleos de semente de abóbora e macadâmia, cacau, castanha-do-pará, amora, framboesa e mirtilo, que melhoram a circulação e a textura da pele.

Dois outros grupos importantes são os dos alimentos ricos em vitamina A (tomate, cenoura, vegetais escuros) e C (frutas cítricas, acerola, morango, goiaba, caju). Eles estimulam a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e a firmeza da pele.

O ômega 3 (salmão, sardinha, semente de linhaça) também ajuda, por interferir no acúmulo de gordura.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Abusos de final de ano e novo ano!


Primeiro, gostariamos de desejar um ano de 2012 maravilhoso e belo para todos que nos acompanham em nossas mídias sociais... Esperamos conhecer novos amigos e conquistar a confiança ainda maior das pessoas...

Comeu demais no final de ano? Calma, não é motivo para chorar. Primeiramente, não se culpe. Final de ano as tentações são enormes. Amigo secreto de trabalho, happy hour mais prolongado, natal com aquela mesa farta na ceia, ai vem o ano novo, com um pouco de abuso na bebida, festa,festa,festa... Chega uma hora que o mais forte dos seres humanos acaba caindo em tentação. 

Uma pequena meta (ou missão) alimentar durante alguns dias é o suficiente para pôr tudo em ordem novamente e voltar aos trilhos. Não veja essas dicas como uma obrigação, mas como uma forma de renovar a motivação na sua dieta saudável.

Ok vamos a algumas etapas. Nem pensar em pular alguma refeição. Não é ficar sem comer que vai adiantar, e sim exercícios e alimentação equilibrada. Não pule nunca o café da manhã. Frutas, cereais, leite são essenciais para nossa saúde, e fazendo um bom café da manhã, você não comerá tanto no almoço.

No almoço, foque nos vegetais e em proteínas novamente (uma boa carne grelhada é a pedida). Aproveite e vá anotando tudo o que come. Assim você pode se programar melhor e seu nível de atenção sobre a própria alimentação volta a ficar em estado de alerta. Mas lembre-se que o exercício de anotar – saber o que se come – é mais importante do que fechar contas exatas de calorias.

Durante todo o dia não se esqueça de tomar bastante líquidos. Muitas vezes a sede pode ser confundida com a sensação de fome. E quando a fome bater de verdade, especialmente entre as refeições, tenha em mãos algo saudável para passar o tempo. Pode ser uma fruta ou um sanduíche preparado antes de sair de casa (pão integral e queijo branco, por exemplo). Lembre-se: comer a cada 3 ou 4 horas é importante para manter seu organismo sempre em atividade e queimar calorias o dia todo.

Diminua o sal, pois ele retém os líquidos no corpo. Tenha noites bem dormidas para que o corpo descanse da melhor maneira. Seguindo essas dicas poderá se recuperar melhor dos abusos de final de ano. Claro, evitando também a bebida alcoólica, seu corpo vai agradecer. Tome essas dicas não apenas para o começo deste ano, mas para todo o ano. Seu corpo agradecerá!!!