sexta-feira, 16 de março de 2012

Aplicação de Botox

O Botox é o nome comercial da primeira toxina botulínica comercializada. Com o passar do tempo, foi virando sinônimo do procedimento da aplicação desta toxina. Ele é bastante usado nas pessoas que pretender eliminar aquelas rugas ou marca de expressão.

O botox é uma substância que se liga a receptores neuromusculares. Esses receptores levam o impulso do nervo ao músculo, fazendo com que este se contraia, o que, na testa por exemplo provoca a formação das linhas de expressão na pele.

Essa informação é importante para entender a diferença entre o botox e o preenchimento, pois o botox não preenche as rugas, ele apenas exerce uma ação química sobre os músculos. Uma vez aplicado o botox provocara a paralisação ou o relaxamento daquela musculatura em específico.



O efeito da toxina botulínica só se inicia com aproximadamente 2 dias e o efeito final já é visível entre 10 a 15 dias. É comum o dermatologista pedir uma avaliação nesse período. Isso ocorre porque a toxina leva algum tempo até se ligar aos receptores e inibir a ativação dos neurotransmissores.

A aplicação de botox oferece poucos efeitos colaterais.  Algumas alergias podem aparecer, mas esse tipo de reação é muito raro, e quem for fazer o procedimento deve ir um cirurgião de confiança, assim evita possíveis complicações.

Ocasionalmente pode-se atingir pequenos vasos durante a aplicação, levando a pequenos hematomas. Também é pouco frequente e se resolve por completo em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário