segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dica de hidratação para o verão 2012

É muito comum hoje falarmos de hidratação natural. As frutas, como sempre, encabeçam a lista dos melhores alimentos para hidratar o corpo no verão, seja na praia ou em grandes cidades. O que está em evidência também são as bebidas isotônicas. São bebidas que, de certa forma, podem substituir as frutas, com proporção semelhante aos líquidos corporais, sendo facilmente absorvidas, promovendo uma rápida hidratação do organismo.

Mas nem sempre podemos substituir a hidratação natural com isotônicos. Pessoas com problemas de cálculos renais devem evitar a bebida, pois o sódio pode piorar a situação dos rins.



Uma boa alternativa para isso é a água de coco. Considerada um isotônico natural, a água de coco é rica em minerais como potássio e sódio. De fácil absorção, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração do exercício físico. Em exemplo claro, em uma hora de exercício físico interrupto, o corpo perde Juno como suor, água, sódio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga.

Além de reidratante, a água-de-coco possui bom valor nutritivo, contém boa quantidade de minerais, com aroma e sabor suaves. A água-de-coco não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago.

Sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.

Confira a tabela comparativa de isotônico e água de coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário