sexta-feira, 29 de junho de 2012

Entenda como funciona o Botox




Com o passar dos anos, o rosto tende a mostrar as temidas marcas de expressão. Isso acontece porque, quando um músculo é contraído repetidas vezes, fica hipertrofiado e a tonicidade aumenta. É claro que isso varia de pessoa pra pessoa: algumas usam mais determinados músculos, outras, menos.

É como se os músculos do rosto tivessem se submetido a uma série pesada de exercícios de musculação. A hipertrofia forma, então, sulcos e rugas, que aparecem mais marcadas quando o músculo é ativado através da expressão (como um sorriso, por exemplo, que desencadeia os famosos “pés de galinha”). Mesmo quando o rosto está em repouso, as marcas ainda podem ser vistas, mas de forma mais sutil.

É nesse tipo de rugas que o Botox (toxina botulínica) atua. A substância é produzida pela bactéria Clostridum Botulinum e tem uma potente ação paralisadora.  Ao ser injetado, o Botox causa uma paralisia temporária de músculos desnecessários, causando o desaparecimento das rugas mais leves e a atenuação das mais profundas.

As rugas ao redor dos olhos, dos lábios, na testa e entre as sobrancelhas são as mais comuns, facilmente corrigidas com o auxílio do Botox. O procedimento é seguro e uma sessão dura, em média, 15 minutos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cirurgia plástica após o parto: saiba como proceder




Mudanças hormonais e adaptações orgânicas podem causar uma transformação no corpo da mulher, durante e após a gravidez. Fazer o pré-natal com um nutricionista de confiança, aumentando 1 quilo por mês de gestação, são algumas das recomendações para a recuperação do corpo mais rapidamente (de 3 a 6 meses).

Porém, muitas mulheres demoram mais tempo, ou não conseguem recuperar o corpo de antes da gravidez. São muitas as transformações hormonais, que acabam dificultando nesse processo. A cirurgia plástica é uma solução muito procurada nesses casos.

De 8 a 12 meses após a gestação, geralmente, a paciente já pode procurar um cirurgião plástico, com o intuito de harmonizar a silhueta. Os procedimentos mais comuns são os de mama. Isso porque, com a amamentação, os seios tendem a se tornar mais flácidos, ou de maiores que o normal. Há quem queira corrigir a flacidez, e quem queira reduzir ou aumentar o tamanho.

É importante observar que o leite materno é primordial para o bom desenvolvimento do bebê, e, três meses depois de interrompida a amamentação, a paciente já pode operar as mamas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cirurgia plástica após redução de estômago




A cirurgia de redução de estômago (bariátrica) é muito procurada, pois, além de trazer os já conhecidos resultados estéticos, também melhora a saúde do paciente. Isso porque a obesidade mórbida pode diminuir em até 20% a expectativa de vida.

O que o paciente deve levar em consideração é que a operação bariátrica tem outras cirurgias associadas, como a remoção do excesso de pele, que deve ser feita de 12 a 18 meses após a redução de estômago, aguardando a estabilização do peso do paciente. Esse período pode variar, de acordo com a evolução e a recuperação individual. 

Nenhuma cirurgia pode ser feita logo após a redução, pois isso influencia na cicatrização adequada. A mudança constante do peso corporal também dificulta a realização de uma plástica definitiva, pois ocorre o risco de flacidez devido à perda de peso.

É importante observar que, em qualquer ocasião, cirurgias plásticas, como qualquer outra operação, também oferecem riscos, como infecções, hematomas e complicações relacionadas à anestesia. Para evitar problemas, é imprescindível a escolha de um profissional experiente e competente.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Inverno favorece tratamentos estéticos como drenagem linfática


JM Online



Com temperaturas mais frias, o período que marca o inverno é o momento ideal para iniciar tratamentos estéticos, pois é o momento em que mais cobrimos o corpo, o que favorece a atuação de técnicas e produtos sobre o organismo. É o caso da drenagem linfática manual, que pode potencializar a terapia contra a retenção líquida e celulites, já que elimina toxinas e oxigena a pele, promovendo a perda de medidas e até de rugas.

A drenagem traz benefícios principalmente às pessoas que se queixam de celulite, assim como retenção líquida e cansaço nas pernas, que a maioria das mulheres apresenta, principalmente no período pré-menstrual. Mulheres em menopausa, que fazem reposição hormonal, também podem se apresentar inchadas e, desta forma, beneficiar-se com sessões de drenagem.

A técnica apresenta indicação na área estética, tendo também grande importância na área médica. Pode-se aplicar a técnica de drenagem linfática para reduzir o inchaço das gestantes, nos pacientes que apresentam alterações vasculares auxiliando na circulação, assim como em pacientes submetidos a cirurgias plásticas, favorecendo sua recuperação.

A maior indicação hoje está voltada à estética, com o objetivo maior de promover um corpo com contornos definidos e atraentes, além de oferecer resultados clínicos positivos, como no caso dos benefícios para a gestante. A drenagem estimula a circulação, o que reduz a retenção de líquidos e acaba diminuindo o inchaço das futuras mamães. Proporciona, ainda, um relaxamento, aliviando o estresse, a sensação de cansaço e dores musculares. Além disso, ajuda na criação de nova consciência corporal. Por isso, deve ser feita até depois do parto, época em que será necessária uma reeducação da consciência corporal.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mastopexia com prótese levanta os seios e os mantém firmes

Com o passar do tempo, os seios, como qualquer outro órgão do corpo humano, sofrem modificações na forma e volume. Fatores como genética, envelhecimento, gravidez, amamentação, variação no peso e mudanças hormonais são determinantes para que isso ocorra. Mamas firmes e simétricas geralmente começam a cair, ficando com um aspecto pesado ou flácido. A mastopexia com prótese pode ajudar a mama a ficar firme novamente, definindo as curvas do corpo e dando aos seios uma aparência jovial.

A mastopexia consiste em retirar o excesso de pele, deixando os seios caídos com a aparência mais jovem, durinhos e discretos. O resultado pode ser melhor e mais duradouro com a colocação de prótese de silicone.



A mastopexia com prótese é indicada para quem quer levantar os seios sem aumentá-los muito. O cirurgião plástico faz um corte ao redor da aréola e desce em direção à base do seio (geralmente de 3 a 4 centímetros). 

Depois de retirar a pele que está flácida, a prótese de silicone é introduzida. A remoção da pele ajuda a levantar a mama e a prótese garante maior firmeza e manutenção do formato.

Durante o pós-operatório, nada de fazer atividade física, carregar peso ou dirigir. A drenagem linfática manual é muito recomendada para uma boa recuperação.